Quem Somos




São Francisco de Assis




      A forma de vida dos frades foi iniciada por São Francisco, que a chamou de fraternidade, inspirando-se no estilo de vida de Cristo e de seus discípulos que viveram no mundo como peregrinos.

       São Fransciso nasceu na cidade de Assis, na Itália, em 1182. Era filho de um rico comerciante de tecidos e teve uma juventude abastada. Sonhava com as honras militares. Mas experiências espirituais o levaram a convicção de que Deus tinha um chamado especial para ele. A partir daí passou a se dedicar ao serviço dos doentes e pobres, vindo a renunciar aos bens de seu pai. Outros jovens de Assis o acompanharam naquele modo de vida, e assim nasceu o movimento que veio a se tornar a Ordem dos Frades Menores.


São Francisco de Assis (Giotto)

Breve História dos Capuchinhos


O início da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (OFMCap) remonta a 1525, quando alguns frades quiseram viver uma vida mais estrita de oração e pobreza, visando aproximar-se mais do ideal original de São Francisco. Dedicavam-se, além das orações, às pregações populares e ao cuidado dos enfermos.

O primeiro nome que tiveram foi de vida eremítica. O nome "capuchinhos' se deveu à forma do capuz do hábito mais simples e alongado. No começo foi como um apelido dado carinhosamente pelo povo, mas depois passou a ser o nome oficial da ordem.

Eremitério de Albacina
(Local onde foram elaboradas as primeiras constituições dos capuchinhos)


Os primeiros capuchinhos que chegaram ao Brasil vieram ao Maranhão com os franceses no século XVII. No início, as regiões do Brasil eram ligadas a províncias européias. Com o passar do tempo as províncias brasileiras tornaram-se autônomas. Os frades chegaram ao Ceará em 1901, na cidade de Fortaleza, e no Piauí em 1939, em Teresina.

Os franciscanos capuchinhos, contaram com a adesão de vocações brasileiras, e hoje totalizam mais de mil e duzentos frades em todos os estados brasileiros, atuando em missões, paróquias, pregações e outros trabalhos.

São Félix de Cantalice (1515 - 1587)

São Pio de Pietrecina (1887 - 1968)




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog